sábado, maio 23, 2009

Ouvindo Edith Piaf

Estou aqui, ouvindo Edith Piaf. Ainda não a conhecia. rs Via algumas pessoas no orkut com a comunidade dessa cantora francesa. E eu lá..sem saber nem quem era. Confesso que quanto à cultura musical, sou muito ignorante. Parei na MPB e olha lá, uma Bossa Nova. hehe.
Então, hoje, quando vi o Cd da "tal" Piaf, pensei: "Tenho que ampliar meus horizontes musicais". Brincando, não penso de maneira tão culta assim, não ..kkk Apenas, pensei: "Preciso conhecer essa cantora pra saber se ela é tudo isso que o povo fala". No orkut tem 25 comunidades da mulher.
Comprei!
Já disse que sou um ser curioso? Pois é.. sou curiosa com tudo, ou quase tudo. A curiosidade quando ela é bem utilizada traz benefícios para o ser humano. rs. Pelo menos podemos opinar a respeito.
Pois bem...minha audição não é muito erudita ou devo mesmo não compreender a essência musical da Edith Piaf, pois não gostei. (Me desculpem os fãs!) Não tocou o meu coração. Ou melhor, eu acho que até tocaria se eu estivesse em uma mesa de bar, no final da noite, o bar já fechando, e eu lá, chorando por ter sido abandonada por algum amor. (Todas as músicas me remeteram a essa imagem) rs
Nunca fiquei sentada em uma mesa de bar, com um copo de cerveja, chorando por alguém que me deu um fora (geralmente, "curo" um fora "caindo" na balada! kk), mas ouvindo o Cd agora me deu vontade de fazer isso, de ir para algum boteco e beber, chorando até o final da noite, sem ao menos ter algum fora pra curtir. kkk
Enquanto, a música me dava essa sensação, resolvi ler a história da cantora (antes de escrever, pesquiso) e fiquei sabendo que "não havia beco da cidade, boteco, taverna ou inferninho que ela não conhecesse como a palma da mão. Piaf enterneceu-se pelas infelizes, pelos vagabundos e bêbados, pelo desacerto dos amantes e suas paixões impossíveis, doídas e fracassadas, sem porém fazer disso uma tragédia". (Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/10/16/000.htm)
Fica então aí, uma dica para aqueles que gostam de curtir uma fossa no melhor (?) estilo.
Que me desculpem os fãs!!
Fico por aqui!
Beijos à todos!

Um comentário:

uillmonkey disse...

Gostaria de poder mudar os seus pensamentos com relação a Edith Piah, cantora, mas não tenho conhecimentos musicais para fazê-lo; o que sei, é que, desde pequena, ouvia com meus pais essa maravilhosa cantora e adorava! E olha que não sou muito fã de música francesa (e nem de música italiana, portuguesa, bahiana...) Mas temos que saber reconhecer talentos e Edith Piaf foi (é) um deles.
Sou apaixonada pela voz dela, desde criança, e chorei muito ao “conhecê-la”, agora, aos 43 anos de idade, assistindo ao filme PIAH! Apaixonei-me, também, pela mulher frágil fisicamente, porém indestrutível!
Essa é a minha sugestão, para que você mude seus conceitos sobre ela: assista a essa magnífica produção do cinema (com excelentes atriz, produção e direção); é extremamente comovente!
Agora, se você não gosta da voz dela ou do estilo musical ao qual ela pertence, aí, não posso fazer nada, pois o gosto é de cada um e, realmente só gostamos daquilo que achamos bom aos nossos ouvidos.
Mas tente, pelo menos, gostar de PIAH, a mulher; que numa época difícil para a sobrevivência e de preconceitos contra a mulher, triunfou, mesmo que para isso, ela tenha caído (literalmente) bastante!!!
Um abraço.
Uilmara