quinta-feira, junho 29, 2006

Um mal chamado Ansiedade

Alguém aí já sofreu de Ansiedade??
Afff...
É isso que eu estou sofrendo ultimamente.
Minha vida está prestes a dar uma reviravolta e por isso a minha ansiedade que já faz parte da minha pessoa, só aumenta
Ela vai crescendo à medida que os dias vão findando.
Não sei desde quando eu tenho isso. É algo que às vezes eu controlo, às vezes, não.
É óbvio que me traz prejuízos. Há dias que eu não durmo direito e meus nervos estão tensos. Sinto vontade de planejar tudo na minha vida.
Só sei que a ansiedade é uma coisa terrível. Quem tem sabe do que estou falando.
Vc. fica pensando sobre o seu futuro. Sobre o que que tem que fazer amanhã. Afff......
E uma coisa puxa outra.
Quem dera se eu tivesse uma bola de cristal ! Ou se ao menos pudesse prever meu futuro!! hehe
Eu sei, gente, que o futuro à Deus pertence. Eu sei de tudo isso, mas uma parte de mim, não sabe. Essa parte de mim, fica tentando descobrir o que vai me acontecer e fica planejando tudo o que eu tenho que fazer para alcançar meus objetivos.
É sério! É tudo planejado, passo por passo. Sabe aquela história de Plano A e Plano B, pois é... eu sempre prevejo dois caminhos pra seguir. Se caso o plano A não der certo eu tenho na manga o plano B.
Isso me dá uma certa segurança !
Tenho medo do "deixar rolar". Eu sei, eu sei..que tenho que deixar a vida acontecer, a vida me levar e etc. Mas, a ansiedade é maior que eu.
Um post passado eu disse que tinha certas coisas que estou procurando melhorar na minha pessoa e isso é uma coisa que eu estou tentando mudar. Quando surge uma crise dessas eu logo repito aquelas frases de efeito pra me acalmar.
A ansiedade é filha da impaciência e irmã do nervosismo.
Na verdade, o ansioso é aquele que acha que pode planejar tudo e o pior, é que ele acha que tudo vai ocorrer da forma que ele quer, como se não existissem os imprevistos e aí, antes de acontecer algo, ele já está preparando como ele vai agir, prevendo os acontecimentos.
É mais ou menos assim: Eu tenho uma festa pra ir na semana que vem. Aí, eu já imagino na festa, as pessoas com quem vou conversar, quem vou encontrar. Loucura, não? hehe
E esse exemplo da festa foi o mais simples.
Imagino a minha vida daqui a 2 anos, 10 anos.
E se eu não conseguir realizar tudo o que estou planejando???
É complicado! Só quem tem sabe como é....
E confesso que tenho uma certa inveja (branca) das pessoas que vivem o Presente, que não tem medo do futuro, que deixa a vida levar sem medo das conseqüências. Das pessoas que não têm planos nem nada; que viajam pela vida se preocupando em olhar a paisagem, sem se preocupar qual será o destino da sua viagem.
Viver despreocupadamente seria o meu maior sonho.
Não sei se um dia conseguirei essa proeza.
Estou fazendo esse esforço, pq. temos que mudar as coisas que nos fazem mal.
Um dia, quem sabe, eu tome essa coragem (pq. eu acho que viver a vida sem se preocupar com nada é sinal de coragem), e comece a viver sem planos, acreditando que no final tudo vai dar certo.
Confiar em Deus e deixar que Ele faça o melhor.
Eu sei que tudo isso é verdade. O meu problema é que eu quero também agir e gasto meu tempo pensando nisso.
Já li em algum lugar que a ansiedade seria uma falta de confiança em Deus. Eu não deixo de pensar nessa possibilidade, aí eu me envergonho por ainda estar alimentando esse bicho traiçoeiro, chamado Preocupação com o Futuro.
Estou tentando me acalmar e confiar nas providências Divinas.
Deus provê tudo!
Basta confiar!
Bjos à todos!
"No final, tudo dá certo. Se não deu certo é porque não chegou ao final".
(Mario Quintana)
(Afff..agora estou melhor! hehe)
OBS: De acordo com o Dicionário Aurélio, Ansiedade significa: Estado emocional angustiante acompanhado de alterações somáticas (cardíacas, respiratórias, etc),em que se prevêem situações desagradáveis, reais ou não.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olhe, ansiedade é um bicho que me persegue sempre... e não me deixa em paz!
É angustiante isso, seja pra imaginar algo que vai acontecer daqui um mês, um ano, ou até mesmo 10 minutos. Dá um nervosismo, uma preocupação... sono leve,qualquer coisa acorda, não consegue dormir direito...
É natural do homem ter ansiedade... seja para o que for... mas deveria existir um remédio pra controlar isso (ou srá que já existe?) O_o
Pelo menos assim a gente sofreria menos ocm essa coisinha né?
E é o que você falou: começa com ansiedade, e vai uma coisa puxando a outra. Além das "previsões", vem a impaciência junto, o nervosismo, a angústia, e quando vemos, já estamos num estado grave hehe
O que se pode fazer é tentar controlar esta bendita que nos controla né?
Força pros ansiosos!

Beijão Pê

Anônimo disse...

Acabei de descobrir que vc sofre com a ansiedade, relaxa, pois vc não esta sozinha, eu também sofro, mas veja o lado bom, quem tem ansiedade é sempre uma pessoa responsável, que busca sempre o aprimoramento, a perfeição, o certo, o justo, e é pelo medo de falhar que ficamos ansiosos, veja sempre o lado bom até das coisas ruins, o importante é saber controlar a ansiedade, manter o equilibrio, e lembre-se de quem não tem ansiedade, é porque não tem sonhos e nem projetos a serem realizados, portanto relaxe, e aprenda a conviver com a ansiedade ou pare de sonhar, consequentemente vai parar de realizar também, a vida desde que nascemos é feita de tentativas e erros, só assim conseguimos acertar, já imaginou se vc quando bebe desistisse, de andar no primeiro tombo.
Pense nisso, e vc vai aumentar o controle sobre a ansiedade.
Um beijão pra vc.

Anônimo disse...

Penelope.
Eu procurando algo na net sobre ansiedade e me deparei com seu blog. Estou tb passando por isso, mas nunca imaginei sofrer tanto com isso. Estou tomando uma decisão na minha vida e isso tem me trazido consequencias na minha saúde...é complicado...mas sinto um bolo na garganta, cólicas e insônia...Mas lendo os comentários dos colegas Deus falou comigo...Veja bem. Se nós sentimos isso é pq damos espaço p isso agir. Sabe aquela coisa de...."2 corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço"...(lei da física)...então é mais ou menos isso. Então se nós ocuparmos a nossa mente com coisas boas(uma leitura por ex. a bíblia)ou fisicamente falando ex caminhar ouvindo música, participar de algum grupo na igreja, procurar conversar com alguém sobre outros assuntos, namorar, não sei...procurar algo que te exija tempo e te prenda...vc me entende? Deus falou comigo agora! eu tb voufazer isso.
Fique com Deus
Flávia