sexta-feira, junho 16, 2006

Saber (em busca do Conhecimento)

Tantas comemorações nesta semana que nem tive tempo de divagar sobre qualquer assunto aqui. Dia dos namorados comentei, depois veio o Jogo do Brasil (que ganhou da Croácia por 1x0) e dia de Santo Antônio (nem fiz minha promessa pra arranjar namorado..agora só ano que vem,rs).
E nessa semana eu me viciei numa coisa (aff...eu e meus vícios!), viciei numa comunidade do Orkut, chamada FILOSOFIA. Eu fiquei impressionada com a interatividade dos membros ,apesar que não são todos que comenta nos tópicos. É isso que não entendo, pra que ter uma comunidade que vc. nem comenta???
Bem, tem algumas comunidades que não tem mesmo o que comentar nos tópicos (tipo: "Gosto de vermelho".. não tem como comentar nesta comunidade), mas tem algumas comunidades que são inteligentes e interessantes. Eu, pelo menos, procuro ter estes tipos de comunidade no meu orkut.
Voltando a comunidade FILOSOFIA. Fui responder uma questão que foi levantada e logo teve a discussão sobre aquilo que eu havia questionado. Adorei essa interatividade!
E com isso, fui aprendendo mais e mais coisas.
Ainda mais eu que sou metida a filosofar sobre os assuntos mais variados. Sei que tenho pouca ou quase nada de teoria, preciso (tenho) que aprender mais sobre Platão, Sócrates, Heráclito, Nietzsche, entre outros.
Nossa! Existem tantas coisas para aprender que fico me perguntando se terei tempo para aprender tudo nessa vida. Não pensem que sou pretensiosa. Sei que não saberei nunca nada. Mas, quero aprender, quero saber, quero conhecer.
Tenho fome de conhecimento!
Questionaram na comunidade o que era sábio. Teve as mais diferentes respostas. É aquele que sabe muito, aquele que tem mais experiência. Pra mim, sábio é aquele que sempre está querendo saber , sempre procurando respostas, sempre investigando, sempre pesquisando. Como uma criança que fica sempre nos perguntando os porquês de tudo. A criança é sábia!
É nisso que eu quero basear minha vida, na busca de algo, na busca de respostas.
Sei que essa busca não tem um FIM. Pois quando se encontra as respostas de algo, surge novas perguntas.
É essa a chave do conhecimento!
Curiosidade...sempre!
Sejamos como Sócrates (um dos filósofos que admiro) que disse: " Só sei que nada sei".
Há uma verdade nessa frase: A única certeza que temos é que não sabemos de nada.
Então, vamos procurar saber..saber..saber sempre mais!
Beijos à todos!!
" O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância". (Sócrates)
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância". (Sócrates)

3 comentários:

Ela disse...

PÊ...
Por favor deixa um pouquinho pra gente pensar tbem!!!! rsrsrsrs
Obrigado pela visita, naquela varanda és sempre bem vinda!!!! Um beijo pra ti!!!!

Anônimo disse...

Nosssaa... lindo texto, eu também curto muito filosofia, pena nada sei realmente hehe, e sobre a fome de conhecimento esse eh o que faz a vida ser interessante, tanto desconhecimento por parte de nós eh que nos da forças para ser melhores... se todos fosse-mos perfeitos não seria nada legal, grande bjo, lindo blog. E obrigado pelo comentario no meu blog.

Omar disse...

Nossa, até parece q eu estava lendo um texto q poderia ter sido escrito por mim!!! Eu tb não entendo como algumas pessoas entram em comunidades q permitem o debate e não se manifestam em momento algum. Eu vou até entrar nessa q vc falou.
Eu tb adoro filosofia, até pretendo fazer faculdade de filosofia daqui a alguns anos.
Bom, depois disso não preciso nem dizer q o seu texto tá muito bem escrito né?