terça-feira, junho 20, 2006

Tudo tem uma razão de ser

Como é difícil ter inspiração para escrever um texto.
Pode até parecer fácil, mas não é. Eu tento programar meus textos antecipadamente, mais ou menos, saber o que eu vou escrever. Penso, penso e quando está tudo certinho pra falar sobre determinado assunto, vêm e surge outro...do nada. hehe
Uma amiga acabou de me ligar falando que tinha passado no tão temido Exame da OAB. Toda feliz me contando que tudo tinha dado certo. Nossa! Como fiquei feliz por ela. Ela merecia, afinal, depois de 5 ou 6 tentativas desastrosas. Afff...coitada!
Mas, tudo teve sua finalidade e ela me falou algumas palavras que me marcaram e que de certa forma, me influenciou a escrever este post.
Ela disse: "-Amiga, tudo tem uma razão de ser nos desígnos de Deus! confie Nele que tudo dará certo, assim como deu pra mim !".
Nós duas sempre conversamos sobre as Palavras de Deus. Não que ela, às vezes, não se sentia desmotivada em sua crença depois de algumas provações, mas tinha fé.
Eu, por outro lado, sempre busquei no meio das tormentas, um consolo, uma certeza.
Eu sei como é difícil crer em algo que vc. não vê, ou crer que tudo na sua vida vai dar certo. Mais difícil ainda é crer depois que vc. fez tudo certinho e nada te aconteceu.
Eu acredito piamente que nada na vida acontece por acaso e nada acontece sem autorização de Deus.
Existe o livre-arbítrio, sim, existe. Vc. escolhe qual caminho deve seguir. Mas, quem nunca se deparou com acontecimentos que fugiram do seu controle? Vc. fez tudo certinho e não aconteceu o que vc. previa que iria acontecer.
Eu pergunto: Será mesmo que tinha que acontecer ?? Se tudo estava pra dar certo, porque é que não deu??
Os pessimistas vão dizer: "O mundo conspira contra mim". "Deus se esqueceu de mim". "Tudo de errado acontece comigo" e por aí vai.
Não vou dizer que eu já não caí nesse erro. Já, já caí, mas antes de conhecer as Palavras de Deus. (A propósito, apesar de estar falando das Palavras de Deus, eu não sou daquelas pessoas que tentam forçar ninguém a acreditar em nada. É a minha crença num Ser Superior).
E foi baseada nessa crença que eu comecei a acreditar que existia algo Maior sendo reservado pra mim.
O que é ? não sei. Mas, sei que é pro meu bem.
Hoje eu não tenho medo do futuro (não que, às vezes, eu não fico ansiosa querendo saber o que vai acontecer daqui uns 10 anos, mas eu coloco nas Mãos Dele e sei que Ele vai resolver as coisas pra mim no tempo certo), e quando as coisas me dão errado (aparentemente), penso 2 vezes antes de reclamar e digo: "Nada acontece sem que haja o consentimento de Deus".
Podem chamar de comodismo ou qualquer outra coisa, pra mim é FÉ.
Sabe aquela segurança que uma criança tem em seus pais? é assim a minha Fé.
A Fé afasta o medo do futuro, do desconhecido, do perigo.
Já passei por algumas provações na vida que colocaram em xeque a minha Fé. E foram nesses momentos que minha fé foi testada que vi que, ao invés dela diminuir, ela fortalecia.
Cada um tem um propósito na sua vida. Um propósito já traçado por Deus.
Destino? pode ser.
Não que isso signifique que vc. pode ficar sentado, esperando as coisas acontecerem,que tudo vai cair do céu. Não. Você tem que correr em busca do seu objetivo, porque aí, vc. terá uma ajudinha extra , pode ter certeza.
"Deus ajuda quem cedo madruga".
Também acredito que se vc. está num caminho que não é o seu, querendo algo que não é pra ser seu, algo vai acontecer pra desviar o seu objetivo, e se por ventura, vc. conseguir, vc. sentirá falta de algo Maior.
Bem, isso que eu falo, foi por observar experiências próprias e alheias.
Minha amiga, p. ex, a que eu falei no começo do post, tentou várias vezes esse exame, com tentativas frustradas e só agora passou. Pq. será?? Tudo tem seu tempo, como ela mesma definiu ao querer me consolar pelo fato de eu não ter sido aprovada no exame do ano passado por exatamente 0,6 décimos.
Sabem o que significa seis décimos separar uma pessoa de uma carteirinha de advocacia?? Pois é, é pouco...mas, que me reprovou. Depois te eu ter passado meses estudando 10 horas por dia. A sensação que eu tive na época foi de ter nadado, nadado e morrido na praia. E isso é muito frustrante!
Mas, nada acontece por acaso! Deus sabe o que faz.
Talvez, não é pra eu ser advogada mesmo. hehe
Não, por agora.
E eu aceito os desígnios Dele, assim como uma criança confia em seus pais.
E repito aquilo que sempre digo para os meus amigos e pra mim mesma:
" Ao conversar com Deus, diga: Deus não me dê aquilo que eu quero e sim, aquilo que é bom para mim."
Porque o que você quer pode não te fazer feliz, agora se vc. deixar Deus tomar conta, Ele sim, fará tudo pra te fazer feliz.
Nada acontece por acaso. Nem uma folha cai de uma árvore se isso não for a vontade de Deus.
Beijos à todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pe,...é isso ai amiga..vc como sempre parece que escreve as coisas abençoada pelas maos Divina.Obrigada por ter escrito esse texto.Veio na hora exata pra mim, pode ter certeza que sempre vou me lembrar das suas palavras antes de reclamar alguma coisa da vida.
beijos

leticia vanessa disse...

amei o texto...lixão de vida muito importante...bnx conselhos...sinceramente o texto, ax tuax palavrx foram nota 1000...parabnx...e bgda pelx cnxelhx