terça-feira, abril 18, 2006

Você tem medo de quê?

Você tem medo do quê ???
Não sei como surgiu essa pergunta no meio de uma conversa entre eu e um amigo, mas foi ela que me deu a idéia de falar a esse respeito.
Ele me falou que tinha medo de altura. Logo indaguei que "Montanha-russa,então, nem pensar, né?" ele concordou.
Eu adoro Montanha-russa. Gosto de brinquedos que me dão adrenalina.
Ele me perguntou:
-E você? Do que tem medo?
Eu disse: Nada! Não tenho medo de nada.
E nesse instante, me passou várias coisas na cabeça que pudessem deixar alguém com medo: altura, lugares fechados, bichos...parei aí..tinha, sim, um bicho que eu tinha medo. Medo, não, pavor! PAVOR !!! (com letras maiúsculas mesmo).
Um bicho que aparentemente não causa mal à ninguém, ou quase ninguém , por que se ele aparecer na minha frente, eu fujo, mesmo sabendo que ele não irá me alcançar. (ou será que ele consegue? ai..não gosto nem de pensar).
Nem sei por que ele existe. Dizem que é por causa da tal cadeia alimentar, mas até hoje não entendí e nem quero entender.
Prefiro mil baratas à ele. (sério...não tenho medo de baratas!). Cem ratos à ele (é..rato corre, mas não tenho medo. Talvez, pq. guardo boas imagens de ratos. Quem não se lembra do Jerry, amigo do gato Tom? E do nosso querido Mickey Mouse? Então..)
Pois é....mas, não sei por que ELES existem. É pavor mesmo! Terror !!! não sei....
Vocês devem estar querendo saber, afinal, quem é esse ser que me apavora tanto.
Eu estou demorando um pouco pra falar quem eles são, porque na verdade, tenho até pavor de imaginá-los, que dirá pronunciar o seu nome aqui...
Mas, tá..tudo bem, afinal não estou querendo fazer nenhuma charada com vocês.
É que esse bicho gosmento, horrorroso, gordo, marrom (não sei porque as imitações desses bichos são verdes?) e que pula (acho que vcs. sabem do que estou falando...por favor me evitem de ter que pronunciar o nome desse ser horrendo). Já sabem, né?
Ai...tá bom...vou falar..ou melhor, escrever (ai, tá sendo difícil até escrever o nome dele aqui...está me dando taquicardia, gente, sério....péra....vou respirar e escrevo...).
2 minutos depois.
Pronto! Estava tensa...
Vou escrever de olhos fechados....
SAPO!
ai...escrevi....
Não sei nem como e porquê surgiu esse pavor por esses bichos.
Na verdade, eu tenho algumas suposições, mas nem sei ao certo se são verdadeiras.
1º) Este pavor pode ter vindo de vidas passadas. Sei lá...talvez, eu tenha morrido com um bando de sapos caindo em cima da minha pessoa. Imagina o pavor? Qualquer pessoa morreria e tenho certeza que levaria essa lembrança por várias vidas.
2º) A que eu acho mais provável. Minha mãe me contou que quando estava grávida de 3 meses de mim, pisou em um sapo , o que a apavorou. Provavelmente, este pavor que ela sentiu passou pra mim, que estava lá dormindo em sua barriga. Imagina um ser de 3 meses sendo acordado por um grito de sua mãe e o terror que ela sentia passando pra você, sem vc. ter consciência disso? Pra mim, um sapo é um monstro. rs
Eu preferi ficar com essa suposição porque um dia li numa revista uma estória de uma moça que contava que quando era menina sempre que passava por uma determinada ponte da sua cidade, chorava sem saber o porquê. Foi conversar com a mãe a respeito e a mãe lhe contou que naquela ponte o seu avô tinha morrido de acidente de carro. Mas, ele tinha morrido quando a menina nem tinha nascido, estava ainda na barriga da sua mãe. Sua mãe provavelmente passou pra essa moça durante a gravidez toda a dor que ela tinha sentido pela perda do seu pai naquele acidente.
Bem, foi aí que eu tirei a dedução pelo meu pavor por sapos.
Me lembro como se fosse hoje, do meu primeiro pesadelo com sapos (acho que foi o único por isso que me marcou). Eu tinha uns 5, 6 anos e sonhei com um monte de sapos pulando ao meu redor. Era muitos e muitos. Acordei assustada (também pudera!) e fui dar uma volta com minha tia, a época era de chuvas e pelas ruas tinha ....sapos!!!!
Parecia um outro pesadelo !!!
Passaram anos e eu já morava aqui em Cuiabá, quando eu, minha tia e meu primo estavámos caminhando por uma rua do bairro em que eu morava. Era época de chuva e essa rua tinha um matagal. Logo, chuva+ matagal= sapos!
Pois é, eu passei por aquela rua, que me pareceu interminável, escutando o coachar desses bichos.
Coach! Coach! Coach!
E o pavor começou a percorrer todo o meu corpo.
Coach! Coach! Coach!
Deu taquircadia, tremedeira nas pernas, suor, (coach! coach! coach!) e minha tia não entendia o porquê que eu estava assim.
Eu tinha 12 anos nessa época. Ela me perguntava e eu nada respondia.
Até que não agüentei e disse:
-A -aqui-i-i....tem...tem...sa..sa..saposss!!
E desatei no choro.
Era um choro de pavor, pior que medo. Pavor! PAVOR!
Eu só parei de chorar, quando cheguei em casa. Foram 20 minutos intermináveis de intenso desespero.
Enfrentaria leões, baratas, ratos e até cobras. Mas, não enfrentaria 1 sapo. Nem o seu "coachar". Nem sua imagem, foto, desenho, nada, nada, nada.
Eu ainda não recuperei este trauma de "feto".
Nem sei se irei um dia ver uma imagem ou desenho que tenha um sapo e não ficar petrificada de pavor.
Não gosto de ver nem aqueles sapos de enfeite que ficam expostos nas lojas esotéricas. Se eu vejo, dou um passo pra trás. Sério mesmo, não estou brincando!
Meu primo me deu uma idéia para acabar com o medo era ter que enfrentar esse medo de frente, ou seja, que eu comprasse um bicho de pelúcia ou esses de lojas esotéricas para que eu parasse de ter esse pavor.
Não sei, não...Nem sei se daria certo!
É melhor assim, do jeito que está, quando aparece um desenho ou uma imagem na minha frente, é só fechar os olhos.
Se aparecer na minha frente, um de verdade, eu grito. Grito tanto que ele vai ficar é com medo de mim. hehehe
Ainda bem que não vivo num conto de fadas. Já pensou se para ter um princípe eu teria que beijar um sapo?? ha ha ha Tava ferrada! Prefiriria morrer solteirona!
Ah, e pra desanuviar as minhas tensões, achei uma frase que tem sapos, mas é legalzinha. hehee
"Antes, as princesas beijavam os sapos e eles viravam princípes. Hoje elas beijam os princípes e eles viram sapos". hahaha (Gostei!)
Bjos à todos!
OBS: A imagem que ilustra este post é o famoso quadro "O Grito" do pintor Edward Munch datado do ano de 1893. Uma das perguntas mais freqüentes em História da Arte, sobre este quadro é o motivo do grito. O que aconteceu para aquela expressão de medo, quase terror, pintado pelo artista no ano de 1893 ?
Bem...nem precisa dar minha opinião, sobre o que eu acho que ele viu quando pintou este quadro, né, gente? hehe

2 comentários:

Ciléia Pontes disse...

Eu tenho medo da Hebe...ela morreu e ninguém a avisou...assim como outras múmias q. andam por ai...:O

Anônimo disse...

OI PÉPI!!!
AMEI SEUS TEXTOS...
LI TODOS...
OW!SEU MEDO POR SAPOS EH TANTO Q ATEH ME DEU MEDO TBM...
MAS NA REAL EU NAUM GOSTO EH D RATOS...ARGH!! Q NOJO!
BJS PATY