sábado, abril 08, 2006

Parabéns, Cidade Verde !

"Cuiabá, Cidade verde, ai ai. O cheiro de piquizal, ai ai. Vou comer pacu assado , tomar pó de guaraná". "O sol tá quente pra danar, tá..tá.. O calor tá de matar, tá tá tá. Pra refrescar, ô ô Pra refrescar, ô ô.. Vou me banhar nas águas do Cuiabá".
Parabéns, Cuiabá!
Hoje é aniversário da minha querida Cuiabá, e eu não podia deixar de declarar meu amor por essa cidade que me acolheu há 18 anos.
Cheguei em Cuiabá aos 8 anos com minha família e nunca mais saí daqui.
Na época em que eu vim, era muito comum os "chás-com-bolo" nas festas das igrejas. E como eu gostava...Infelizmente, e não sei porquê, essas festas se perderam no meio da modernidade.
Ainda tem as festas no mês de Julho do padroeiro da cidade, São Benedito, mas não é como aquelas festas que eu ia quando criança.
Saudades!
Mas, Cuiabá continua linda! (Claro, que tem seus pontos fracos como qualquer outra cidade, mas hj. falarei somente sobre o lado bom, afinal é o aniversário dela, né?)
Com sua cultura, da viola de cocho, das suas comidas, do seu povo amistoso, do seu clima.
É..eu gosto de calor de Cuiabá!
40 graus! ("É como não sentir calor em Cuiabá" - Skank)
Tudo aqui é acolhedor!
Gosto de ver aquelas casas no centro da cidade, trazendo o passado no meio de tantos prédios.
Gosto de ver o passado de Cuiabá contrapondo com o presente. São 2 cidades numa só.
De ver os casarões me contando as histórias através de suas arquiteturas.
Durante o período de 89 até 92, meu pai foi presidente da Fundação Cultural do Estado de Mato Grosso e eu estava sempre nas festas típicas. Era na Casa Cuiabana, era no Palácio da Cultura, na Academia de Letras.
Eu adorava aquilo!
Conhecí as danças típicas: Cururu e Siriri.
Me encantava com a viola de cocho e com o som que de lá saía.
Com a mistura do índio com o negro.
Com o sotaque cuiabano (xás crianças! )
Saboreava a farofa de banana, a Maria-Izabel (arroz com carne seca), o pacu assado e o doce de caju.
Quem é cuiabano ou mora aqui, saberá do que estou falando...
Quem não é, não sabe o que está perdendo....
Cuiabá, cidade verde
Cidade- ouro dos bandeirantes e dos índios.
Cidade do Morro da Luz, da prainha e do Rio Cuiabá
Cidade de São Benedito
Igreja do Rosário e a do São Gonçalo.
Pacu assado, ventrecha e pintado.
Cururu e Siriri.
Doce de caju e manga.
Cuiabá do calor... Cuiabá 40º graus
Cuiabá que me adotou como filha.
Hoje eu me orgulho de dizer: sou cuiabana de coração.
Parabéns, Cuiabá, pelos seus 287 anos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oiii Pe!!! Nossa, muito lindo o texto de Cuiabá, é bem isso mesmo, quem mora aqui sabe muito bem do que vc está falando, Cuiabá é essa terrinha simples e acolhedora, que tenho orgulho de estar nela, fazer parte dessa cultura rica... Nasci aqui e pretendo ficar a vida toda aqui!!! Parabéns terrinha boa!!

Anônimo disse...

Oi Pe!
Que homenagem linda p/ Cuiaba!
E' bem isso mesmo que vc escreveu, " ai que saudades de mamae!"
Oh terra boa, quente em todos os sentidos, povo hospitaleiro e acolhedor, acho que nao encontramos em nenhum lugar gente como ai.
Parabens Cuiaba e Parabens a voce que escreveu essa linda homenagem!!! Kelly Fontes

Unknown disse...

Gostaria de ver a letra completa da música Cuiabá cidade verde ai ai.....por favor