domingo, abril 02, 2006

Dona Antônia: Um exemplo de vida

Conhecí Dona Antônia no dia do meu aniversário. Ela estava trabalhando em minha casa há menos de 1 semana. Não tinha conversado muito com ela até aquele dia.
Acordei e a cumprimentei.
Ela me perguntou: -Hoje é seu aniversário, né?
-Sim. -respondí.
Ela me, sorrindo, me disse: -Fia, eu não tenho nenhum presente pra vc. Posso te dar um abraço?
-Claro que pode. E a abracei com ternura, sem antes ficar com os olhos cheios d'água.
Foi o meu melhor presente!
Apartir desse dia, procurei conversar mais com Dona Antônia e saber mais sobre sua vida.
Ela tinha uns 40 anos, separada, 3 filhos que criou sozinha e 3 netos que cuidava.
Tinha câncer em um dos seios e era epiléptica. Já tinha desmaiado algumas vezes nos ônibus.
-Fazer o quê, né, fia? Eu tenho que pegar ônibus.
Verdade, fazer o quê?... e olha que ela tinha que pegar dois ônibus para chegar no seu bairro, de noitinha. Quando tinha suas crises de epilepsia, ela contava com a ajuda de amigos ou até de pessoas desconhecidas.
Ainda bem que existem pessoas solidárias- pensei comigo.
Certo dia ela me contou que quando estava indo pra escola junto com as colegas, foram perseguidas por um homem. O carro da polícia estava por perto, mas nada fez e a única coisa que elas fizeram foi correr, só que nessa correria, o óculos de Dona Antônia se espatifou no chão.
-E agora, minha fia, como é que vou estudar?
Dona Antônia estava sendo alfabetizada. E era bonito de ser ver a alegria que ela estampava no rosto me contando sobre os seus cadernos, sobre as palavras que ela estava aprendendo a juntar.
Ela não se preocupava mais com a falta de segurança do seu bairro, já estava acostumada com a escuridão das ruas. Ela só não queria parar de estudar. E eu me emocionava.
Mas, o que mais me impressionava nessa mulher, era a Fé que ela tinha no coração.
-Dona Antônia, a senhora acredita em Deus?
-Mas, é claro , minha fia. Agradeço a Deus todos os dias por estar vivendo. Só Ele mesmo pra me proteger diante de tanto sofrimento.
Realmente....só Ele mesmo- eu pensei.
Dona Antônia foi uma das minhas professoras e toda vez que eu vejo alguém reclamando da vida sem motivo, conto a vida dela. Aliás, o pouco que ela me contou. E tenho certeza, que é uma lição que serve pra gente se envergonhar de tantas reclamações que a gente faz da vida.
Pq. eu não tenho isso? Pq. não tenho aquilo?
Espero que vocês, assim como eu, depois de lerem essa história, parem e pensem antes de reclamar da sua vida.
Deus é maravilhoso!
Bjos à todos!
de epilepsia

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá pê parabéns vc tem escrito muito bem sobre a realidade da vida e a real importância das coisas simples na vida das pessoas...adorei seus textos!!
Parabéns continue assim...
Beijos Ana

Anônimo disse...

Estou emocionada com d. Antônia, querida..
Parabéns pela sua sensibilidade...
beijos
Chrystiane

Anônimo disse...

Nossa, que estoria! Um exemplo de vida. Ate me emocionei...
E' temos de agradecer mais a Deus do que reclamar.
Bjos, Kelly Fontes