segunda-feira, julho 20, 2009

Feliz Dia do Amigo!!

"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"
Nada melhor que começar um post com essa frase maravilhosa de Vinícius de Moraes. Afinal, hoje é Dia dos Amigos e eu tinha que dedicar um texto para os meus queridos amigos, né?
É engraçado como não comemoramos como deveria o dia dessas pessoas tão especiais na nossa vida. Comemoramos dia dos namorados, das mães, dos pais, das crianças, mas dos amigos, até esquecemos. Afff...
Eu fui uma das que esqueceu, até a hora em que um amigo me ligou pra me desejar Feliz Dia dos Amigos. Quer coisa mais carinhosa??
A gente não entende o porquê que determinadas pessoas se tornam nossas amigas. Nem sequer marcamos no calendário o dia em que conhecemos aquela pessoa para comemorarmos o aniversário da Amizade. hehe
Na minha vida, tive poucas amizades. Nunca fui a Miss Popular. Na época do Prezinho, tinha 3 amigos (a Flavia, a Rita e o Alan - não sei por onde anda as 2 meninas, o Alan já falei sobre ele aqui, quando descobri que ele tinha ganho o concurso do Homem Mais Bonito do Mundo- afff..desculpa aê, mulherada! kkk). Quando morei no Maranhão, tinha alguns vizinhos que se tornaram meus amigos, afinal, brincava com eles quase todos os dias.
Quando vim pra Cuiabá, tudo mudou. Não sei pq. mas, me tornei uma pessoinha reclusa, quase uma eremita. Mudei tanto de escola, que não conseguia ter vínculos de amizades com ninguém. Minhas amizades duravam apenas 12 meses. E durante esses 12 meses, eu era a líder dos excluídos. rs.. Sério!! Toda sala tinha os excluídos, aqueles que ninguém queria ser amigo. E lá eu ía pra oferecer meu lanche e começar a conversar. Sempre me simpatizei com aquelas crianças que não tinham amigos. No recreio, lá ía eu fazendo amizade com os que por algum motivo as outras crianças excluíam. As crianças são um pouco cruéis. Não sei se é a criação ou caráter mesmo, sei lá, mas é que eu aprendi a não diferenciar ninguém seja pela raça, cor, religião, sexo, idade, peso, aparência e até status.
Então, eu ía juntando a minha turma e de repente, eu tinha a minha galerinha. kkk.. E claro, eu já ía liderando o Movimento em prol dos Excluídos. kkk
E isso se prosseguiu até à época da facul (aff...será que eu era chata?? kkk). Fiz poucas amizades. Daquela época tenho poucos.
Com o tempo, fui conhecendo algumas pessoas que se juntaram à minha vida pra acrescentar. Algumas, se foram. Se foram, pq. tinha um tempo certo pra ficar. Outras, estão até hoje e sei que pouco a pouco, vou aumentando mais amigos em minha vida e de cada um, aprendo algo.
Hoje não procuro amigos, eles simplesmente aparecem. E adoroooo quando isso acontece. Amo cada um com suas particularidades. Continuo não fazendo pré-conceitos das pessoas (a não ser se são ou não de boa índole). Prefiro conhecer do que levar em consideração aquilo que as pessoas falam. Sempre quando uma pessoa me fala: Não seja amiga daquela pessoa por causa disso, disso e daquilo. Eu digo: Ah, é?? E Pq?? E vou lá e faço amizade com aquela pessoa. Sou do contra mesmo. Hj. algumas amizades que tenho, surgiram por causa dessa minha mania de ir contra o que outros falam. Afff...
Acho que quebrei mto tabu em relação à amizade. Hoje sei que pode, sim, ser amiga de homem, sem interesse nenhum (verdade!!). Sei que pode, sim, ter amigos ex-namorados. (verdade!!!). Amigos com idades mto diferentes (tenho mais amigos mais velhos que eu do que os da minha idade e alguns, até mais novos). Amigos que moram em cidades distantes. Amigos que conheci pela internet e nunca vi pessoalmente. Amigos que já vi pessoalmente, porém converso mais virtualmente. Amigos que nunca mais vi, mas gosto deles mesmo assim.
Aprendi que pra ser amigo, não precisa ter mto tempo de conhecimento e sim, alguma afinidade. E às vezes, até sem afinidade alguma vc. pode ser amigo de alguém.
Aquele:" Ah, gostei e não sei porquê!" Tem coisas que não tem explicação. Pra quê?? Se estar com aquela pessoa te faz bem, pra quê entender??
Eu "reconheço" meus amigos na alegria de viver e no brilho do olhar que cada um traz.
Sei que não são muitos. Porém, os poucos, sei que são valiosos!
E eles sabem que tem uma AMIGA aqui pro que der e vier: pra conversar sério, pra falar besteira, pra incentivar, pra torcer, pra aconselhar, pra dar bronca igual de mãe, pra ir pra balada, pra dançar até de madrugada e até pra chorar juntos, se preciso.
Amo todos, do fundo do meu coração!
E quero, vcs. pra sempre na minha vida!
(Não vou nomear porque corro o risco de esquecer alguém, e ser mal educada, mas os que são vão saber !!!! - afinal, eu faço questão que os que são meus amigos saibam que são importantes pra mim.)
Beijos à todos!!!

Nenhum comentário: