domingo, março 28, 2010

Redação 2

Um das formas de ligação cultural entre um pais e outro é a Música. É através dela que conhecemos o estilo e a cultura de um país. E não só de um país a outro, como também dentro do próprio país tem suas variedades musicais.
O Brasil, por exemplo, é um país rio musicalmente. Em cada canto dele tem uma notinha musical diferente. A música lá do Sul é totalmente diferente da do Nordeste, e essa por sua vez tem suas semelhanças com a do Norte,mesmo sendo diferentes também.
Com ritmos e sons variados, a música desperta em nós algo de emoção, de sentimento. É como ouvir com o coração. Independente, do estilo da música, ela vai nos trazer algo, lembranças boas ou ruins, vontade de rir ou de chorar, alegria, êxtase, tristeza, melancolia. A música também tem o poder de nos levar ao passado, relembrarmos de uma época boa o aqul aquela música foi trilha sonora.
Os brasileiros tem essa sorte: produzir músicas boas e sem prazo de validade. Músicas que nossos pais cantaram, hoje são apreciadas por seus filhos. Sons que são batucados aqui, são apreciados pelos de fora. Essa é alma do Brasil, a alma musical.
Infelizmente, a nossa música não é tão valorizada quanto deveria. Apesar de escutarmos o nosso som, dançarmos o nosso ritmo, compramos as músicas estrangeiras, os conhecidos "enlatados", escutamos algo que nem sabemos o que significa e ainda temos a audácia de repetí-la como se soubessemos do que se trata.
Dessa forma, temos e passamos uma ideia deturpada de que aqui, no Brasil, não produzimos música suficientemente boa para que possamos cantar, curtir e até mesmo vender pra o exterior. E, enquanto isso, valorizamos as músicas estrangeiras e deixamos a nossa música de lado, tão rica e maravilhosa.
(Redação feita no dia 19/06/2003)

Nenhum comentário: