segunda-feira, março 15, 2010

Redação 1

"Em um noticiário de TV, tão veloz e tão variado, todas as notícias parecem ter o mesmo peso".
Para que serve um telejornal? Basicamente, para informar as pessoas dos acontecimentos mais importanes do cotidiano. Na correria do dia-a-dia, atarefados e preocupados com os nossos afazeres, deixamos para saber do que acontece no mundo sempre pra depois. Só que quando chega esse "pra depois" já estamos desgastados demais e o que desejamos é apenas espairecer para esquecer o stress do começo do dia.
Ligamos a TV e lá está: bombas no Iraque, rebeliões , assassinatos, inflações, etc e etc. Tudo muito informativo, objetivo e conciso, sem nenhuma emoção.
Os apresentadores, então, nem se fala. Sentados, concentrados e totalmente neutros, falam da "rebelião no presídio do Rio" com a mesma naturalidade com que se fala sobre as Olímpiadas da Grécia.
Está certo que a função deles é nos informar independente da notícia, se ela é boa ou ruim; eles não estão lá para se emocionarem, nem para criticarem. Cabe a nós, fazermos esse papel. Tirando um ou outro que são corajosos a ponto de darem a sua opinião a respeito da notícia que está sendo dada, o restante fica com aquela cara de paisagem ao nos informar o que acontece no mundo.
O que fica parecendo é que todas as notícias são iguais, independente do teor que elas contém. As notícias sobre a situação do Brasil, sobre o aparecimento de uma nova doença, sobre os meninos do Vôlei e por aí vai, ficam todas misturadas no mesmo caldeirão e retransmitidas pelos apresentadores apáticos que são pagos para não demonstrarem nenhuma emoção. E nós, como telespectadores, agimos iguais. Ouvimos, assistimos e não sentimos nada em relação ao que nos mostra no telejornal. Tudo isso pra quê?? Para que possamos, em seguida, agora relaxados assistirmos a mais um capítulo da novela.
(Redação feita em 19/06/2004)

Nenhum comentário: