terça-feira, março 09, 2010

Estou numa nova fase da minha vida.
Voltei a estudar para o tão temido Exame da Ordem. Quando eu digo: temido, é pq. é temido mesmo. Mas, quando digo estudar, é que eu só me matriculei no cursinho ainda. O estudar, estudar aindaaaa não estou fazendo, pq. pra mim, estudar é ter que sentar a bunda na cadeira e ler, ler e ler. Affff.....cansa, né?? Porém, é a vida! A vida de qualquer bacharel em Direito que está na luta por essa bendita (???) carteirinha da OAB.
Ainda fico me perguntando o motivo, o porquê e a razão que a ausência desta carteira na mão faz de um ser humano que cursou 5 anos de uma faculdade ser diferenciado (e porque não discriminado?) pelo que tem a tal.
E não estou sendo exagerada não. É fato! E vivenciado na pele.
Duas pessoas cursam a mesma faculdade. Se formam no mesmo ano. Se tornam bacharéis. Uma resolve prestar o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, porque por motivos pessoais e só seus, ela DESEJA ser advogado. A outra, não. Por motivos só seus, tbém. Ela não fez o curso para ser advogada. Portanto, não há motivo de prestar um exame para qualificá-la em uma profissão que ela não quer exercê-la.
Certo?
Errado.
Para ser ter um pouquinho de valorização, profissionalmente dizendo, é necessário, sim. OBRIGAÇÃO melhor dizer que se tenha a tal carteira.
Exagerada eu???
Não. E sei que esta minha opinião será a mesma dos meus "companheiros de limbo".
Parece que enquanto não temos a "vermelhinha" (a cor da carteirinha) não somos reconhecidos como profissionais. Discriminação? Sim..sim...e sim.
Passei e passo por alguns bocados pelo simples fato de não ser advogada. Ou o que é pior, por não ter a carteira. Por que uma coisa é vc. ser advogada, exercer a advocacia, outra coisa é vc. ter somente a carteira e não advogar. Difícil ver essa diferença, eu sei. Só quem passa é que sente.
Mas, de uma forma ou de outra, vc. AINDA está no limbo. AINDA não é advogado. E, por conta disso, será discriminado e ponto final.
Preconceitos existem sim. E não vamos ser hipócritas, não. As pessoas quando, vc. fala que é formado em Direito, te perguntam: Já tem a carteira da OAB? E vc. diz: Não! Elas já torcem o narizinho empinado delas e murmuram um constrangido e penoso: Huum...(como a dizer: tadinho de vc!! ainda não passou??). Alguns acham que vc. tem problema (e vc. acaba pensando que tem mesmo. Eu mesma já pensei que tinha!) , outros, os mais legais, te encorajam dizendo: ah...mas, vai ter! qual é o próximo exame ?? Só estragam quando dizem: é só estudar! (Pô...pra mim essa frase, dá até desespero. Mas, do que eu estudei na minha vida???? daí, é um pulo a pensar: devo ter problema mesmo!)
Sem contar que vc. acaba diminuindo a sua auto-estima, por tentar, tentar e tentar (no meu caso, várias vezes) e não passar no maldito (desculpe!) exame da Ordem. Como se passar ou não fosse o certificado que vc. é inteligente ou não, que vc. é capacitado ou não, ou até mesmo que terá sucesso na vida ou não.
Só quem está passando por isso, é que sabe do que estou falando.
Por essas e outras, resolvi voltar à sala de aula. Trampo de manhã e de tarde e curso de noite. É mole ou quer mais??? rs
Bom, vou dormir, pq. o sono já bateu!
E se tiver algum bacharel em Direito que se "viu" no meu desabafo, comenta aí. Apesar de estarmos neste limbo jurídico, nem advogados, nem estagiários, temos vozes e opiniões formadas e merecemos ter nosso valor reconhecido. Aêeee!!! (estou meio revolts hj! hehe)
Beijos á todos!!

Nenhum comentário: