domingo, maio 21, 2006

Professora: seria uma vocação?

Ultimamente, estou tendo uma certa vontade de dar aulas.
Vixi! Será que vou ser professora ?!
Não sei ainda, mas passei 3 dias de curso de Didática da minha Pós, só pensando nessa possiblidade de dar aulas, de ser uma educadora do curso de Direito.
E durante esses dias, pude perceber que eu tinha muitas idéias para melhorar e aprimorar o aprendizado do curso do Direito.
Uma delas é ser totalmente diferente dos meus professores da época da graduação.
Não tive bons professores, poucos me deixaram boa lembranças. Aliás, poucos eu lembro!
Apesar, que eu só lembro dos piores (a maioria. rs)
Eu tive professores de todos os tipos....um pior que o outro (será que isso é possível?).
Pra vcs. terem uma noção do estado caótico em que vivi na faculdade, no primeiro semestre do curso tive 6 professores de uma só matéria. Tem noção do que significa isso?? Um professor a cada semana. A matéria era Direito Civil. Acho que foi por isso que não tenho mta afinidade com esta matéria. Bem, acho que não tive muita sorte com Direito Civil.
Acreditam que eu tive um professor que lia o livro de um doutrinador civilista na sala??? Era assim a aula dele: ele chegava, sentava, abria o livro e lia.
Vcs. acham que eu ía assistir aquela aula? Imagina. Saía da sala pra mexer na Internet. hehe
Hoje, eu me arrependo amargamente por não ter estudado o bastante na época da faculdade(a maioria dos meus amigos também), mas acho que eu entrei muito imatura (17 anos) e nem sabia o que queria e nem o que iria me esperar lá fora. Agora, estou apanhando da vida!
Com professores despreparados e com aluno imaturo, não é uma boa fórmula pra aprendizado.
Lembro até hoje de um professor que disse que eu não tinha que me preocupar com a língua portuguesa (em escrever certo) e sim com o Direito. Como assim??? O profissional do Direito tem que saber escrever e falar certo (ele escreveu alguma coisa errada no quadro e eu corrigi, ele não gostou. rs).
Outro me disse que se eu não soubesse defender um criminoso era melhor largar o curso de Direito. Como assim??? o curso de Direito só serve pra ser advogado??? (anos mais tarde ele foi acusado de corromper policiais).
Bem, realmente eu tive mtas peças raras como professores e se um dia eu resolver ministrar aulas de Direito, vou sempre lembrar deles, pra fazer o contrário.
O curso de Direito, infelizmente, não forma profissionais éticos e preocupados com os princípios morais e de justiça. E é sobre isso que eu quero dar ênfase.
Quando eu me tornar professora quero me preocupar em formar profissionais preocupados com a justiça e com os princípios da ética e da moral.
Tendo isso, eles farão da melhor forma o seu trabalho, agindo com justiça e honestidade.
Bem, não é nada certeza, é só uma vontade de ensinar, de dar aulas, acho que não terei como fugir disso, já que na minha família teve 4 professores (minha vó, meu pai e 2 tias).
Se isso é genético, vocação, não sei....só sei que estou pensando. rs
Beijos à todos!

Nenhum comentário: