domingo, maio 14, 2006

Dia das Mães

Hoje se comemora o Dia das Mães!
Não entendo até hoje por que existe um dia específico e não todo os dias.
Bem, mas, não é isso que andei pensando estes dias.
Com a proximidade do Dia das Mães, me pergunto o que, afinal, seria uma MÃE ?
Acho que ninguém pensou a respeito disso, antes de se tornar uma.
A mulher já nasce com esse instinto maternal ou se torna depois que engravida?
Precisa engravidar pra ser mãe?
E afinal, esse instinto maternal existe ou não existe?
Se existe, pode se dizer que uma mulher pode ou não nascer com esse instinto. Caso não exista, podemos, afirmar que toda mulher, já nasce pra ser mãe.
Nascemos ou somos criadas para sermos mães?
Desde pequena, nossos primeiros brinquedos são nada, mais nada menos, que Bonecas, substituindo os nossos futuros filhos. E desde pequena, já tomamos aquela boneca no braço e dizemos: Meu filhinho!
Mas, o que entendemos sobre isso???
Particulamente, eu acho que não nascemos para ser mãe, nos tornamos uma. Existem mulheres que não tem instinto maternal, quantas optam por não ter filho? E quantas são aquelas que engravidam por engravidar, e depois matam seus filhos ou os abandonam (o que não deixa de ser um assassinato em vida).
Quantas são aquelas que não podem engravidar do jeito natural e resolvem ser mães de coração?
No meu entender, essas são as verdadeiras mães porque amam filhos que não foram gerados no seu ventre, amam por amar.
Também tem os homens que se tornam mães. Que criam seus filhos e participam da sua criação, muitas vezes sem a ajuda da figura materna.
Eu só acredito num tipo de Amor: o Amor de Mãe.
Porque é incondicional. Não pede nada e tudo dá.
Uma mãe ama, pelo simples fato de amar. Não importa como seu filho seja, ela ama. E se preciso for, dá a sua vida pra salvar a vida de seu filho.
Eu não fui criada pela minha mãe e durante muito tempo da minha vida, acreditei que não era amada por ela. Quando vc. não recebe amor (ou vc. acha que não recebe), você pensa que é difícil dar amor a outra pessoa, quiçá, um filho seu. Eu resolvi ser oposto, vou duplicar aos meus futuros filhos o amor que eu não tive ou pensei que não tivesse (pq. descobri que existem mães que não demonstram aos seus filhos o quanto amam ou demonstram de forma equivocada).
Tive 3 mães, minha vó paterna e minhas 2 tias que me adotaram de coração. Foi aí que eu descobri o que era o Amor. Que o Amor era mais do que simplesmente engravidar e passar 9 meses com uma criança em seu ventre. O Amor é algo maior que isso, o coração fica grávido, cheio, repleto de amor por uma criança.
Eu ainda não senti esse sentimento. Só quero que seja no momento certo.
Ser mãe é ter responsabilidade. É saber que vc. vai colocar num mundo uma pessoa no qual vc. deve amá-la pra que não lhe falte nada, não digo só material, eu digo de princípios, formar o seu caráter. É isso! Quando vc. se dispõe a colocar uma pessoa no mundo, tem que saber que vc. é responsável por sua formação.
Eu não sei se Deus me dará 1, 2 ou 3 filhos, mas o que me der, terei que ter a responsabilidade de formar pessoas dignas, honestas, com bons princípios éticos e morais. Esse será o meu papel e de todos aqueles que quiserem um mundo melhor !
Ser mãe é uma benção.
Ser mãe é ter um pacto com Deus de ser sua representação Divina aqui na Terra.
Ser mãe é amor, é preocupação, é cuidado, é ternura.
Tudo isso se traduz numa simples palavra: MÃE!
Feliz Dia das Mães a todas. As que já são, as que ainda vão ser.

Nenhum comentário: