quarta-feira, maio 17, 2006

(In)Segurança Pública: Caos

Eu não podia deixar de falar sobre o que está acontecendo no Brasil, mas precisamente em SP, MS, PR.
Será uma Guerra Civil??
Meu Deus, onde estamos???
Eu fico até meio sem jeito pra escrever sobre isso, porque talvez eu não tenha muitos dados para poder comentar com propriedade.
Mas, uma coisa eu me pergunto: De quem é a culpa?? Tem, afinal, um culpado? O Estado? os políticos? quem??
Só uma coisa que eu sei: não temos mais segurança.
A Segurança Pública que a Constituição Federal nos assegura não está sendo de fato nos ofertada. Afinal, temos segurança ao sair nas ruas?
Fico estarecida com o fato do Estado não fazer nada a respeito da Segurança Pública. Leis antigas, crimes modernos e falta de políticas públicas.
Exterminar o crime é uma coisa impossível. O crime está entre nós desde quando Caim matou seu irmão, Abel.
O que tem que se fazer é uma alteração nas leis e uma reforma no sistema prisional brasileiro.
Quantos criminosos estão presos sem fazer nada...
Como dizia minha avó : "Cabeça vazia é oficina do Diabo". e tenho certeza que é a mais pura verdade.
Vc. já se imaginou passar um dia sem fazer nada?? Mas, nada mesmo...imagine agora, ficar preso dentro de casa,sem sair pra lugar nenhum.
Boas "biscas" não são, senão não estariam lá, vcs. acham que vão pensar em fazer o Bem??? Pra quê, se eles nem sabem o que é isso?
Imaginem 30 ou 40 detentos dentro de uma cela que cabem apenas 10 pessoas.. Imaginem o que deve acontecer lá. Será que teriam alguma conversa produtível??? Será que eles pensariam em fazer alguma coisa útil pra sociedade? Será que eles pensariam em se redimir?? Afinal, a pena lhes foi imposta para que eles pudessem se arrepender de seus crimes, e isso será que acontece ??? Eles se mostram arrependidos quando saem da cadeia? Ou saem piores do que quando entraram?
Não estou aqui, defendendo bandido, pelo contrário, acho que quem errou tem que pagar, assim é a Justiça pela qual eu prego. O que digo, é que o sistema está errado. A forma como o Estado lida com os criminosos está errada, por isso deu no que deu.
Um bando de homens sem fazer nada, sem pensar em nada de bom, sem amor ao próximo, chegaram lá já com um (ou vários) crimes nas costas e vcs. achavam que isso não iria acontecer???
Agora, no meio de tudo isso, acrescente um aparelhinho celular tão inofensivo, mas que se tornou o elo de ligação com todos os criminosos desses estados.
Bummmm!!!!!!!!!!!
A bomba estourou...
Até hoje eu estou me perguntando: quem deixou entrar celular na cadeia ???? E o pior, que não é nada escondido, não, é às claras, na frente de todo mundo.
Quem deixou o celular entrar ???
Eu tenho minha opinião, mas isso daria muito pano pra manga discutir aqui no Blog.
Só sei que a Segurança Pública está um caos.
Hoje estamos com medo de sair nas ruas e acabamos sendo prisioneiros na nossa própria casa.
Onde isso vai parar ? Quando isso vai parar ?
Espero que nossos governantes coloquem a mão na consciência e vejam que estamos inseguros com tanta violência e criminalidade.
Agora é só esperar as cenas dos próximos capítulos.
Beijos à todos!
"As grades do condomínio são pra trazer proteção.
Mas, também trazem a dúvida se é você que está nesta prisão".
(Rappa)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante... Um livro que trata do porquê das priséoes é "Surveiller et Punir", de M. Foucault, filosofo francês... Não é uma solução, mas dà um enfoque ainda mais horrivel à essa aberração social que é a encarceração.