quarta-feira, março 29, 2006

Qual é o seu Dom?

Eu estava meio sem assunto (ou melhor, com vários assuntos na cabeça) pra comentar aqui no Blog. Mas, sem mais nem menos, aconteceu um episódio que reafirmou mais uma vez o que eu já imaginava.
Bem, primeiramente tenho que sintonizar vcs. no assunto.
É que do nada resolví conversar com uma pessoa no msn (não vou falar quem é pra proteger a identidade dessa pessoa), só que ela não queria muito papo comigo, pq. tinha acontecido uma coisa triste com ela (tbém não vou falar o que aconteceu. Sigilo absoluto! ou estão achando que meu blog é de fofoca?? rs).
Quando essa pessoa falou que estava triste e que não podia falar comigo naquele momento, eu pensei em deixá-la em Paz e não me intrometer, mas, como sempre não resísti e comecei a falar algumas coisas pra essa pessoa com o intuito que ela se acalmasse.
Aconteceu mais rápido do que eu podia esperar. Ela melhorou o seu humor com as minhas palavras.
Eu fiquei feliz! Ajudei uma pessoa.
Vcs. podem até achar que estou me fazendo de boa samaritana ou coisa parecida. Não importa! Eu fiz o que tinha que ser feito!
E não é a primeira fez que me ocorre isso, parece uma coisa, quando eu menos espero, lá estou eu dando conselhos, acalmando alguém com palavras.
Eu gosto disso! Me sinto útil ás pessoas!
Umas me procuram, outras aparecem do nada. E eu não fujo dessa missão. É um dom que eu tenho e que não posso me afastar.
Todo mundo tem uma Missão na vida. Uns já descobriram e outros, ainda estão cegos. Cada um tem uma Missão de servir à humanidade, seja ajudando materialmente, seja espiritualmente. Seja no seu bairro, na sua comunidade, na sua cidade, no seu estado, no seu país. Não importa, todos temos uma Missão!
Devemos ajudar nossos irmãos. Seja com palavras, com afetos, com o trabalho, com comida, com abrigo, com um sorriso. Não importa!
Não adianta cruzarmos os braços e dizer: Não é da minha conta!
É da sua conta, sim!
Deus te deu um Dom e vc. terá que usá -lo para que evolua.
Papo meio filosófico, né?
Mas, fazer o quê? Essa sou eu!
Podemos oferecer muita coisa ao Mundo, mas não fazemos, sabe porquê? Pq. somos egoístas, pq. pensamos em nossos próprios umbigos e nem sequer pensamos no que podemos fazer para ajudar o próximo.
Alguns podem dizer:
-Ah, mais é tão difícil! Não vou salvar o mundo ajudando!
Eu digo: não é díficil, não. Eu não estou sugerindo que vc. vá sozinho lá na África ajudar as criancinhas que morrem de fome a cada minuto.
Eu estou falando da sua realidade, do meio onde vc. vive.
Se vc. acha complicado ajudar com bens materiais (o que eu não vejo mta dificuldade, só preguiça mesmo), ajude conversando com alguém.
Às vezes, um simples e alegre Bom Dia!!!! já ajuda a melhorar o humor de uma pessoa.
Sério! não estou brincando!
O meu dom é com as palavras é com as palavras que eu sei que posso ajudar uma pessoa.
Descobri isso na minha adolescência, quando comecei a perceber que as pessoas chegavam em mim pedindo conselhos e eu conseguia, por incrível que pareça, mudar o ânimo daquela pessoa.
E isso é maravilhoso! Vcs. não sabem o quanto me sinto recompensada ao ver a mudança nos olhos de uma pessoa. É mto gratificante !
É claro, que com o tempo, eu me aperfeiçoei no meu Dom. Sempre lí muito a palavra de Deus pra poder ajudar mais as pessoas baseadas nas Verdades Divinas (não, eu não sou nenhuma beata!). E quanto mais eu me preparava, mais pessoas Ele me mandava pra que ajudasse. E eu nunca recusei nenhuma.
Teve as mais difícies, confesso, mas eu tenho o meu limite. Digo isso, porque antes de qq. coisa, a pessoa tem que se ajudar, ela que tem que querer melhorar a sua situação.
Não adianta eu falar um monte de coisa legal, dar conselhos e a pessoa não ter a disposição pra mudar. Eu ensino a pescar, não dou o peixe!
Eu tento, tento, tento, se a pessoa não aceita minha ajuda, lavo minhas mãos.
Tbém tem aquelas pessoas que pedem seu conselho, vc. dá, elas escolhem outro caminho (o do sofrimento), aí, voltam a te pedir colo, vc. dá, aí, elas voltam pro mesmo erro e pedem teu conselho...um círculo vicioso. Qdo eu era mais nova, ajudava de novo, hj. não. Eu aconselho, mostro qual caminho que é mais favorável, já te dei a bússola, agora é com vc.
Sabe porque digo isso, pq. sempre acontecia de eu me preocupar com a pessoa a ponto de sofrer com ela. Era terrível isso!
Hj. eu me protejo mais.
Hj. dou a bússola e mando a pessoa seguir adiante. Cada qual com o seu caminho!
Pq. eu já percebí que existem pessoas que gostam de sofrimento. É verdade! Gostam de se sentir vítimas do mundo, de se sentirem pobrezinhas. Querem a atenção das outras pessoas.
E se o calo no calçado está machucando o que tem a fazer é tirar o sapato. Simples,não ?! Mas, não. Tem pessoas que se martirizam, que sofrem por opção.
Quanto a essas pessoas eu não posso fazer nada. Só pedir que tirem os sapatos que lhe apertem. Aí, quando eu digo a verdade, mostro o que está fazendo aquela pessoa sofrer, elas ficam com raiva de mim. ehehe Sério! cansei de comprar briga por isso. Na hora eu me arrependo de ter me intrometido na vida da pessoa, por isso hj. antes de falar qualquer verdade, eu pergunto: Posso dizer a verdade?
Teve um caso ano passado que me aconteceu que me marcou profundamente, que me deixou mto alegre mesmo. Eu estava na academia e derrepente entrei no banheiro e ví uma menina que trabalhava lá chorando copiosamente, dava até dó, mas eu resolví não me intrometer, afinal nem conhecia, o que poderia falar? Só que algo dentro de mim, pediu (ou mandou) pra que eu voltasse e conversasse com a garota, foi o que eu fiz. A menina tinha uns 19 anos e estava chorando pq. não havia passado no vestibular. Tadinha! Na hora, busquei em meus arquivos mentais as melhores palavras pra dizer a garota. Conversei horas com ela, sentadas as duas no chão, nada mais era importante pra mim naquele momento do que melhorar o ânimo dela. Falei que ela era muito nova e vestibulares se tem todo o ano. Tentei acalmá-la dizendo coisas que eram necessárias naquele momento. Agora, não me recordo das palavras e tbém nem caberia usá-las. Só sei que em um determinado momento da conversa, a menina foi parando o choro e sorriu.
Vcs. não imaginam o quanto eu fiquei feliz!
Afinal, tinha conseguido o que parecia meio difícil, pois geralmente, adolescentes são cabeças-duras e só fazem o que acham certo e nunca ouve as palavras dos mais velhos (mesmo que esse mais velhos tenham 7 anos de diferença! hehehe).
Depois desse dia, nunca mais eu a encontrei. Mas, tenho certeza que as minhas palavras serão lembradas por ela no momento em que ela mais precisar.
Viu como não é tão difícil ajudar alguém?
Ás vezes, uma simples palavra amiga resolve tudo ou até mesmo oferecer seus ouvidos pra escutar alguém , pq. o que ela mais precisa naquele momento é de atenção. E isso somos todos capazes de dar!
Portanto, espero que cada um que tenha lido esse texto reflita um pouquinho mais sobre o que vc. pode oferecer pro mundo. Tenho certeza que vc. tem mais pra oferecer do que imagina!
Agradeço por terem lido, já me ajudaram.
Espero tbém que de alguma forma eu tenha ajudado vcs.
E se precisarem de uma palavra amiga, estarei aqui. Sempre disposta a ajudá-los.
Bjos a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Pe,
Que linda essa materia!
Eu concordo com vc, temos de ajudar as pessoas que estao pelo menos ao nosso redor, nem que for com palavras e conselhos.
E' gratificante!!!
Beijos, Kelly