sexta-feira, março 31, 2006

Cidadania Já !!!

Como sempre acontece,qdo estou prestes a falar sobre um tema, me aparece outro do nada pra que eu o comente.
Acabei de comentar no blog de um amigo sobre a "bandalheira" que está ocorrendo em nosso País. E pra não perder o "fio da meada" e aproveitar o meu momento " pê da vida" resolví postar sobre isso.
Não, não vou ficar comentando com vocês sobre as notícias dos Telejornais. Deixo isso pra Fátima Bernardes e pra Sandra Annemberg (senão, eu tiro o emprego delas. hehe).
Eu vou falar como povo, como cidadã brasileira (e como muito orgulho!).
A cada dia que passa, vemos nos meios de imprensa, notícias sobre os nossos Três Poderes. É sujeira no Legislativo, é podridão no Executivo, é imundície no Judiciário.
E vai aparecendo cada coisa que nem imaginamos que possa acontecer (mensalões, sigilos bancários sendo violados, deputada dançando no Plenário, valeriodutos, sentenças compradas e outras cositas mais), mas mesmo assim, ficamos sentados só de espectadores.
Cadê o povo? Cadê a sociedade? Onde estão "todos nós" ?
Ninguém está indignado? Ou estamos acomodados?
Em 05 de outubro de 1988 foi promulgada a nossa Constituição Federal, mais conhecida como Constituição-Cidadã, assim batizada pelo saudoso Ulysses Guimarães. Foi apartir de então que foi instituído o Estado Democrático de Direito, destinado a assegurar os direitos dos cidadãos.
Passaram -se 17 anos e eu pergunto: esses direitos que a Carta Magna assegura estão sendo respeitados?????
Pois, eu mesma respondo. Não, não estão.
Onde está a Saúde?? Onde está a Educação??? Onde está a Segurança Pública??? Me diz, gente...onde estão? Isso sem contar os outros direitos....
Eu, graças à Deus, sou uma privilegiada, assim como vcs. Pois se estão tendo oportunidade de ler este texto é pq. tem acesso à computadores, e indo mais além, se estão lendo é pq. foram alfabetizados.
Mas, somos a minoria. A MINORIA!
A maioria? Bem, a maioria tá nesse mundão de meu Deus, morando debaixo de viadutos, mendigando um prato de comida.
E as crianças, gente? E as crianças??? Se elas são o futuro de nosso país, que futuro nos reserva?????
É triste ver nas ruas, crianças cheirando cola pra enganar a fome, dormindo na rua fazendo do papelão seu cobertor e de dia pedindo esmolas nos semáforos fechados.
E as nossas meninas, em tenra idade, vendendo seus frágeis corpos por míseros trocados. Nossos meninos, reféns do tráfico, com metralhadoras nas mãos, fazendo delas seus brinquedos.
É esse nosso futuro, gente ?????
Cadê as escolas públicas?? Falam que tem que abrir mais faculdades. Eu acho que não. Tem que abrir mais escolas públicas, ensinar o povo a ler, dar lápis, caderno e livro. Como é que uma pessoa vai se tornar um universitário se nem ao menos conseguiu terminar o 2º grau ou sequer foi alfabetizado????
Na minha opinião, a chave da evolução de um país está na EDUCAÇÃO. Um país com pessoas alfabetizadas, com pessoas que sabem dos seus direitos como cidadã, vai mais além do que podemos imaginar.
Mas porque não é dada Educação ??
Simplesmente, porque se tivermos cidadãos conscientes dos seus direitos, não teremos mais políticos corruptos no Poder . Eles não conseguirão comprar os votos dessas pessoas, pois elas saberão que todo poder emana do povo, tendo assim uma "arma" para lutar por seus direitos.
Eu poderia ficar horas divagando sobre esses DIREITOS que a nossa belíssima Constituição assegura e com certeza, vou fazer isso mais vezes, visto que estou lendo alguns livros que estão me incentivando a lutar pelos direitos dos cidadãos.
Mas, vou deixá-los para que reflitam no que o País espera de NÓS.
Pois, não adianta ficarmos apenas reclamando de nossos políticos e continuarmos de braços cruzados.
Se for pra ter uma Revolução que tenha, mas não de armas, e sim de ATITUDE !!!!!
Temos que agir !!! Sair do nosso mundinho perfeito e ver do que a nossa sociedade mais precisa.
Isso serve pra mim, pra vc, para todos nós.
CIDADANIA JÁ !!!!!!
Eu vou transcrever alguns artigos da nossa Constituição, incluíndo o Preâmbulo, pra ver se não é para ficar indigado:
Preâmbulo
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos e uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil.
Art. 1. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes, eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros, residentes no país a inviolabilidade do direito á vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade, nos termos seguintes....
Que País é Este? Legião Urbana Composição: Renato Russo
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este ?
Que país é este ?
Que país é este ?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais
e noNordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas osangue anda solto
Manchando papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este ?
Que país é este ?
Que país é este ?
Que país é este ?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este ?
Que país é este ?
Que país é este ?

2 comentários:

Walter Maizman disse...

É isso aí Penélope QUE PÔRRA DE PAÍS É ESTE???, tbém adoro Legião Urbana (decorei todas as músicas), como já havia comentado com vc temos que agir!!!! quanto as normas que citaste infelizmente são de conteúdo PROGRAMÁTICO, portanto é um programa para o futuro, queria poder implementar tudo isso que está lá hj mesmo, mas tudo tem um início...lembre-se sempre "o fim depende do início", e nós ainda nem começamos.O começo vc já sabe é o ENSINO FUNDAMENTAL.

ABRAÇOS

Anônimo disse...

E ai amiga!!!
Estou adorando seu Blog, parabéns!!!
Saudades da nossa viagem e de toda a nossa turminha, espero encontrá-los em breve!!!

Beijos... e estarei ligada nos seus textos!!!

Claudia - SP (Cacau)