segunda-feira, outubro 15, 2007

Um conto sobre a Gratidão

"Gratidão, de acordo com o Aurélio, é uma qualidade de quem é grato. Grato por sua vez, é alguém que se mostra agradecido.
Era assim que ela se sentia em relação a eles. Grata. Agradecida. Só que essa gratidão que ela sentia seria eterna. Mesmo que ela não quisesse, assim seria. E eles não a deixavam esquecer disso um só dia. De certa forma, a gratidão que ela sentia a aprisionava a eles.
Estranho esse sentimento (poderíamos chamar a gratidão de sentimento?) que era bom e era ruim.
Bom porque no mundo em que vivemos sentir-se grato(a) é uma virtude. Ser grato, agradecido por alguma coisa e por alguém é um sentimento que somente pessoas boas sentem. Por outro lado, quando vc. se sente grato por alguém vc. se torna devedor daquela pessoa. Vc. sente como se estivesse em débito com aquela pessoa e dependendo do favor que ela lhe fez, vc. se torna devedor pelo resto da sua vida.
E isso aprisiona.
Era assim que ela sentia.
Mesmo que não quisesse, ela não conseguia se libertar desse sentimento e a sua consciência também não deixava.
Não ser grata por aquelas pessoas a deixaria com a sensação de ser uma pessoa má. E ela não era má.
Depois de um certo tempo, ela percebeu que nada que ela fizesse por aquelas pessoas seria o "pagamento" devido para que ela livrasse daquele débito. Tudo o que ela fizesse seria mais do que a obrigação dela- era o que eles sempre diziam.
Fazer de conta que eles não fizeram nada pra ela também seria injusto da parte dela, pois eles fizeram.
Saída, ela não tinha.
Resolveu, então, deixar as coisas como estavam. Talvez o medo de ser chamada de "ingrata" pelo resto dos seus dias fez com que ela deixasse de viver a sua própria vida em prol daqueles que a ajudaram.
Sabe se lá se agiu corretamente.
Quem sou eu pra julgá-la?
Até hoje ela não sabe.
Achou melhor deixar nas mãos de Deus.
Melhor assim...
E ela agradeceu."

Nenhum comentário: