sexta-feira, junho 15, 2007

Trecho do Pequeno Princípe

"Quem és tu? disse o principezinho
- Sou uma raposa, disse ela.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho.
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda não me cativaram.
- Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa.
Significa criar laços... Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos e eu não tenho necessidade de ti e tu não tens de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas, mas se me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo e eu serei para ti única no mundo...
""- Por favor... cativa-me! disse ela.
- Bem quisera, disse ele, mas eu não tenho muito tempo, tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem mais tempo de conhecer coisa alguma, compram tudo prontinho nas lojas, mas como não existe lojas de amigos, os homens não tem mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal entendidos, mas cada dia, te sentarás mais perto..."
"Assim o principezinho cativou a raposa, mas na hora da partida a raposa disse:- Ah! Eu vou chorar.
- A culpa é tua, disse ele, eu não te queria fazer mal, mas tu quiseste que eu te cativasse...
- Quis, disse ela.
- Mas tu vais chorar!
- Vou.
- Então não sais lucrando nada, disse o principezinho.
- Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo..."
"- Adeus, disse ele...
- Adeus, disse ela.
Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
"O Pequeno Principe"Antoine de Saint-Exupéry

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Pê, faz um tempinho que não entro no seu blog, mas hj foi o dia dar aquela espiadinha...rsrsr... Mas antes queria dizer que fiquei encantada em ver que a história do pequeno príncipe está aqui em seu blog... Eu li a história quando eu tinha meus 8 anos de idade, foi ótimo ter recordado de uma história que já estava meio apagada em minha mente...
É uma história fantástica e educadora... Adorei...
Queria deixar-te um beijo e desejar sucesso a vc!!!
Ah! Gostei do texto dos conselhos a mulheres... rsrsr... Beijos... Fica com Deus!

Anônimo disse...

Nossa Pê, faz um tempinho que não entro no seu blog, mas hj foi o dia dar aquela espiadinha...rsrsr... Mas antes queria dizer que fiquei encantada em ver que a história do pequeno príncipe está aqui em seu blog... Eu li a história quando eu tinha meus 8 anos de idade, foi ótimo ter recordado de uma história que já estava meio apagada em minha mente...
É uma história fantástica e educadora... Adorei...
Queria deixar-te um beijo e desejar sucesso a vc!!!
Ah! Gostei do texto dos conselhos a mulheres... rsrsr... Beijos... Fica com Deus!

Ass.: Bia