quarta-feira, junho 30, 2010

Na alegria e na tristeza...

Certa vez (há mto tempo) vi em uma revistinha em quadrinhos (estilo gibi) duas imagens sem palavras. Era em uma página só. Uma imagem acima da outra. Eram aquelas imagens que para um bom entendedor, meia palavra bastava. Mas, para uma criança que na época eu era, seria necessário uma boa explicação. E minha tia foi essa tradutora.
As 2 imagens eram as seguintes:
A primeira mostravam um grupo de pessoas reunidas como se estivessem em uma festa. Uma imagem mto colorida, muito alegre. As pessoas estavam vestidas com roupas coloridas. Algumas usavam aqueles colares havaianos, outras estavam jogando confetes no ar. Algumas seguravam latas representando bebidas, talvez refrigerantes, pois se tratava de uma revista infantil. Não me lembro dos vários detalhes daquela imagem, tendo em vista que os anos se passaram. Mas, representava uma FESTA.
Minha tia me ajudou depois a "ver" que eram muitas pessoas felizes e alegres em uma festa de amigos. E o mais interessante, parecia ser a festa de alguém ou para alguém. Um aniversário, por exemplo. Não sei.
Mas, a imagem dizia que: havia felicidade naquele lugar.
A segunda imagem, abaixo dessa, era completamente diferente. Já não tinha tantas cores, pelo contrário, a cor predominante era o preto, o cinza. Havia também pessoas nessa imagem, bem menos do que na imagem anterior. Bem menos. E elas estavam usando roupas pretas. Não tinha confetes, nem colares havaianos. O clima parecia ser triste porque as pessoas desta imagem estavam com lágrimas nos olhos, ao contrário da anterior, que se via os sorrisos nos lábios.
Minha tia me ajudou a "ver" que aquelas pessoas estavam tristes, estavam chorando, sofrendo em comunhão.
A única coisa que era IDÊNTICA à figura que estava acima era o desenho de um menino. O mesmo que estava na festa era o mesmo que estava triste.
Minha tia me fez perceber que se era o mesmo menino, é pq. esta "mini" história era ele o personagem principal.
E ela me fez perceber mais detalhes entre as duas figuras. Na primeira imagem, tinha muitas pessoas. Umas 10. E algumas, abraçavam esse menino.
Na segunda, tinha 3 pessoas ao lado do menino, chorando com ele e uma dessas o abraçava.
Eu, criança, demorei pra entender algo que pra nunca irei esquecer.
Minha tia, entretanto, passou em palavras o que aquela imagem dizia:
" Na alegria este menino tinha vários amigos, várias pessoas estavam junto dele festejando. Na tristeza, foram poucos os que estavam ao lado dele. Repare!"
E isso é a mais ABSOLUTA verdade.
Se queres ver se tem amigos, passe por um momento de tristeza. Por que ser AMIGO na alegria, quando vc. está bem, saudável, bem-humorado, com boa situação financeira é mto fácil. Ser companheiro de balada também é mto fácil.
Agora, ter amigos no momento onde vc. está triste, sofrendo, chorando. Onde vc. está debilitado, mal humorado, ou desempregado, é muito mais difícil.
É no momento em que vc. mais precisa é que os verdadeiros amigos aparecem.
Reparem!
Eu estou reparando....

Nenhum comentário: