domingo, junho 15, 2014

Cuiabá na Copa

E, finalmente, chegou a Copa! E com ela, chegaram os turistas estrangeiros em Cuiabá. Essa primeira semana, a cidade foi "invadida" pelos chilenos e australianos. Em grande parte, pelos chilenos, com suas caravanas, chegaram contabilizar, de acordo com alguns jornais, cerca de 20 mil pessoas.
Chegaram uns dias antes e já começaram a mostrar sua presença nas ruas e nas baladas da cidade. Como eu não saí pra assistir o jogo do Brasil por N motivos (1- não sou mto fã de assistir jogo/ 2- não sou fã de assistir jogo em bar/3-estava com medo das comemorações efusivas que acontecem após o término do jogo/ 4-preferi dormir), só fui ver os chilenos mesmo, ontem em uma balada da cidade.
Alguns até passaram em frente da Escola e eu pude tirar foto..kkk...coisa de bobo mesmo, mas é legal ver gente diferente em nossas cidades. Tá, tá tá, eu fui mesmo CONTRA essa Copa do Mundo no Brasil, e em especial, em Cuiabá. Não, que Cuiabá não mereça receber um evento deste porte, a questão é que ela não está preparada para isso. E deu no que deu. Obras superfaturadas que não foram terminadas. Enfim, recebemos os turistas no meio de obras inacabadas, ruas esburacadas, poeira para todos os lados, então, o que nos restava era tratar bem essas pessoas que viriam de tão longe para passar poucos dias na nossa cidade e isso, os cuiabanos sabem fazer de melhor. Aqui todo mundo conversa com todo mundo, todo dia tem festa,ajudamos com facilidade e tratamos todo mundo como parentes, amigos, vizinhos.
E, eu só fui constatar isso ontem, com um bate-papo com alguns chilenos e acho que Cuiabá passou no teste de bons anfitriões! Perguntei (e e treinando meu espanhol! rs) para eles se haviam gostado de Cuiabá (pois a maioria já iriam embora para a próxima cidade assistir o jogo), e todos me disseram que os Cuiabanos são hospitaleiros e tão animados quanto eles. Também perguntei se as obras atrapalharam, se eles não gostaram, enfim : se essa poeira toda dificultou alguma coisa na Copa e um deles me disse que já SABIAM o que os esperava , que iriam encontrar Obras e que Cuiabá não conseguiu terminar a tempo, mas tudo bem! Eles adoraram Cuiabá !!! Fiquei feliz por isso, fiquei feliz por Cuiabá e tive que dar o braço a torcer ao Secretario do Governo que disse, na maior cara de pau, que infelizmente as obras não foram terminadas (afinal, 4 anos é pouco tempo pra fazer tudo) e o que valia era que os cuiabanos sabiam fazer festa. Lamentável esse comentário, como se festa suprisse a bagunça que recebemos o turista.
E não é porque os próprios não ligaram pra isso (afinal, eles vão ficar poucos dias) que os cuiabanos deverão aceitar essa situação. Enfim, vamos esperar os próximos turistas da próxima semana: coreanos e os .russos e ver a imagem que Cuiabá irá passar pra eles (ih...não sei como irei fazer essa pesquisa, pq. não falo japonês, nem inglês, nem russo) rs.
Bom, fico por aqui e um beijo à todos que estão me acompanhando por aqui.


Nenhum comentário: