quarta-feira, abril 30, 2014

Somos todos Humanos

O que mais está se falando nas redes sociais e noticiários nesses dias foi o ato do jogador de futebol Daniel Alves que, ao ser ofendido em pleno jogo por um torcedor do time rival agiu de uma forma totalmente evoluída. A ofensa? o torcedor jogou uma banana no campo insinuando que o jogador era MACACO. E porque "Macaco"? por ele ser negro, ou melhor dizer, mulato. 
Daí então, começou surgir as hastags #somostodosmacacos e as fotos das bananas e de macacos, em prol do Daniel Alves, para dizer (pra quem?) que somos todos macacos mesmos (han?).
Bem, apesar de até achar legal esses movimentos virtuais, acho que o assunto é bem mais complexo do que escrever uma frase de impacto para chocar os outros.
Estamos falando de RACISMO. E racismo é um assunto sério. É pesado. É triste. É repugnante. 
Dizer simplesmente que "somos todos macacos" não vai mudar nada a situação, pelo contrário, só reafirma o preconceito. O que o macaco tem a ver com isso? Ah, estão querendo dizer que os negros se "parecem" com macacos? Tá e reafirmando isso com a frase vai fazer mudar o quê? sendo que esse tipo de comparação ridícula, por assim dizer, é feita a séculos. E outras e outras tantas, relativas com os animais. Não, não acho certo e nem acho que esse tipo de comparação deve continuar. Pelo contrário.
Porém, mais do que escrever #somostodosmacacos; mais do que dizer: eu como #banana; mais do que ficar postando fotos e dizeres da moda só pra dizer o quão moderninho é, devíamos verificar nossas atitudes no dia a dia em relação ao preconceito, ao racismo, à discriminação, com qq. pessoa que tenha opinião diferente da nossa, opção sexual diferente que a nossa, cor de pele ou de cabelo diferente do nosso, religião diferente que a nossa, e outras e outras coisas que nos diferenciam e que ao mesmo tempo nos igualam. 
 Já pararam pra pensar nisso?
Não somos macacos (apesar que a linha evolucionista diz que temos descendentes em comum. Favor leia este artigo:  http://super.abril.com.br/ciencia/homem-moderno-evoluiu-macacos-620260.shtml ), somos humanos (apesar que alguns não agem como tal, massss....) e ponto final.  
A questão é: Racismo é racismo e isso é uma coisa que deve acabar.  Somos, sim, DIFERENTES uns dos outros. Isso é óbvio! Mas, são essas diferenças que nos fazem sermos IGUAIS. Sou igual a você. Igual a qualquer pessoa de qualquer cor de pele, e qualquer cor de cabelo e qualquer coisa que vc. escolher. Ao mesmo tempo que sou única e por isso sou diferente. Mas, nada disso, me faz MELHOR ou PIOR que qualquer pessoa. 
Não é porque vc. é branco que é melhor que uma pessoa negra ou japonesa. E olha lá, se você é realmente branca (tenho cá, minhas dúvidas, ainda mais no Brasil). O que te faz melhor ou pior é o seu CARÁTER. A sua forma de tratar as outras pessoas.
Enfim, eu ficaria horas e horas, te dando mil motivos pra dizer que isso não leva a lugar nenhum. A não ser que vc. queira se candidatar ao cargo de " Hitler" (um cara tão ridículo quanto a qualquer um que faça essa distinção por causa da cor de pele").
 Caso vc. tenha este ou qualquer tipo de preconceito, reveja seus pensamentos e pense de verdade, qual motivo que te leva a pensar isso (e se isso te leva a algum lugar). Somos humanos e por isso pré-julgamos, e por sermos humanos, temos a capacidade também de raciocinar a respeito desses julgamentos.
 Quem sabe se pensarmos que esses tipos de PRECONCEITO não leva a nada, encontraremos o IDEAL que todo mundo diz que quer ter, mas não faz nada (ou quase nada) para MUDAR.
E, quanto a aqueles que já sofreram com o Racismo ou que ainda sofrem, sigam o exemplo do Daniel Alves que num gesto inteligentíssimo pegou a fruta e enfiou a na boca. Enfiou guela abaixo a ofensa e ainda fez Gol.
 Parabéns ao Daniel Alves!!
#Somostodoshumanos

Nenhum comentário: