segunda-feira, outubro 29, 2012

Tráfico de Pessoas (Parte 2)

Como prometido, pesquisei sobre o assunto TRÁFICO DE PESSOAS e achei algumas coisas interessantes. Esse assunto é um tanto delicado para ser tratado assim de forma superficial, pois não sou, como já disse, nenhuma estudiosa ou pesquisadora do assunto, porém, pra quem chegou até aqui, no meu Blog, informo a minha preocupação com este problema, que está camuflado por nossa sociedade.
O Tráfico de pessoas está ligado com a exploração do trabalho tanto de mulheres quanto de homens. Porém, existem o tráfico de crianças (saiu uma reportagem no Fantástico sobre o caso de uma família que foi separada por um ato judiciário). Um juiz de uma cidadezinha do interior da Bahia autorizou que um casal paulista "adotassem" cinco crianças de uma mesma família, isso sem o consentimento dos pais.
Quando se trata de adultos, em especial, as mulheres, a questão é sexual. Elas são "levadas" para o estrangeiro com um propósito X e quando chegam lá, a realidade é outra, elas se deparam com a prostituição escravizada. 
Muitos podem até questionar: "Ah, mas elas vão por que quer!" , concordo em termos. Elas vão porque acreditam que no estrangeiro irão ter um tipo de vida melhor do que estão tendo aqui no Brasil. E cá, entre nós, a vida aqui não é um mar de rosas para a maioria das pessoas. Ou estou errada? E aí, juntando uma vida "não lá essas coisas" + uma pitada de ambição + uma certa ingenuidade , taí uma mistura perfeita para cair no "conto do vigário" de que no exterior a vida será melhor.
Chegando lá, vêem que a realidade é outra: são obrigadas a se prostituírem, e as que foram sabendo dessa condição (prostituição) acabam sendo escravizadas pelos cafetões e tem que pagar as dívidas adquiridas com roupas, alimentações e moradia.
Procurei alguns dados na página do Face (http://www.facebook.com/trafico.pessoas) e achei o seguinte: Um estudo da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), revelou que, entre 2005 e 2011, 475 pessoas foram vítimas do tráfico de pessoas. Dessas, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo. Sabe-se que esse é um número bem aquém da realidade, pois as denúncias, por todos os motivos expostos aqui, são raras. No mundo inteiro, 2,4 milhões de pessoas são traficadas anualmente, movimentando entre US$ 7 bilhões e US$ 12 bilhões para as diferentes máfias. É a terceira atividade mais lucrativa do crime organizado no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.
Enfim, é uma triste história que está aí, bem debaixo do nosso nariz e a gente nem tem noção da sua proporção, tendo em vista que os "sobreviventes" tem medo de contar a sua história.
Bem, fico por aqui, e deixo pra vocês, alguns sites/ blogs interessantes, que tratam do assunto com mais propriedade, pois como disse, eu só dei uma "pincelada" sobre este tema.
Um beijo à todos e obrigada por estarem aqui comigo!

Nenhum comentário: