quarta-feira, fevereiro 27, 2013

José do Egito

Assistindo a minissérie José do Egito (Rede Record), que conta a história bíblica de Jose que era o filho preferido de Jacó, percebo o quão antiga e perigosa é o sentimento da INVEJA. 
Mas, o pior não é nem ela em si, é o motivo pela qual ela nasce. No caso específico, Jacó, pai de 12 filhos, tinha preferência por 1 só filho, José. O filho mais obediente, mais dedicado, mais carinhoso, e todas as características que um BOM filho deve ter. Porém, isso atraiu a ira, a inveja daqueles outros filhos que víam diariamente essa preferência do pai pelo irmão mais novo.
Daí, vêm a minha reflexão: quem cultivou esse sentimento nos outros filhos foi o próprio pai, que expôs essa escolha pelo filho mais novo, deixando de lado os outros filhos.
Eu sei que alguns pais irão falar que isso não existe, que todos os filhos são IGUAIS para um pai (ou mãe), mas eu sei também que tudo isso é conversa fiada. A não ser que aquele pai ou aquela mãe tenha criado REALMENTE os filhos da MESMA maneira. Mas, o que vemos (pelo menos, eu já vi e também já senti na pele) que um terá sempre um carinho maior por um filho, e aí, pode ser ou o mais velho, pq. foi o primeiro, o primogênito; ou o mais novo, por ser o caçulinha. Ou por ser a menina, no meio de tantos meninos, ou o contrário. Ou por ser o mais carinhoso, ou o mais inteligente, ou o mais carente, ou o mais tímido, e por aí, vai...Não importa! Sempre terá o filho PREFERIDO.
A não ser que tenha 1 só filho.
Complicado, sei. Mas, fazer o quê? São sentimentos humanos. Como disse acima, somente haverá igualdade de sentimentos se houver igualdade de criação. E os pais terão que ter muitoooo cuidado para não demonstrar de maneira alguma a preferência por um. E ter que demonstrar de forma CLARA para todos os filhos esse sentimento.Ou seja, abraçou 1, abraça todos. 
Sim, eu sei, que um acaba se destacando, e aí, vem a mãe/o pai elogiar este, desmerecendo os outros. Uma vez ou outra elogiar os bem-feitos de um filho ainda vai lá, mas todas as vezes e na frente dos outros, vai fazer nascer no que não recebeu o elogio, aquela sementinha que falei lá no começo: a inveja. A mesma que cresceu no coração dos outros filhos de Jacó e fez com que eles se revoltassem contra o irmão, José, que nada tinha de culpa. Porque se culparia, se ele nada fez, a não ser ser tão AMADO por seu pai?
Bom, eu poderia ficar horas conversando sobre isso, mas fica como reflexão para os pais, que por ventura, parou para ler meu Blog.
Acredito que TODAS as pessoas têm suas qualidades. Se você pai/mãe sabe que um filho seu se destaca em tudo (ou quase tudo) e só lhe têm elogios, Ok. Porém, OLHE para aquele que pode não tirar boas notas em alguma matéria, mas é ótimo em outra. Ou é ótimo no futebol. Ou é ótimo com as palavras, e por aí, vai. Nunca desmereça um filho teu por causa deste ou daquele feito. Todos temos algo de bom!
Fico por aqui!
Se quiserem comentar, fique à vontade...
Beijos à todos!
Jose se torna o preferido do pai

Nenhum comentário: