quinta-feira, junho 16, 2011

Comer, Rezar e Amar- O Livro

Retornei meu hábito da leitura com o livro Comer, Rezar e Amar de Elizabeth Gilbert. E me encantei. Me encantei pela estória e pela forma com que a escritora escreveu. Não, pq. tem gente que escreve, escreve e escreve e vc. não entra na estória. Não há envolvimento do leitor com o escritor. Eu fico triste quando leio algum romance ou ficção e não me envolvo com o escritor. Com a Liz, não (olha a minha intimidade com a escritora!), eu fui com ela pra Itália, India e Bali. Com ela, comi muitas massas, meditei incansavelmente e me apaixonei. Vivi a sua estória como se tivesse sido comigo. Ou , vivenciada por mim. Ou melhor, eu poderia ter vivido aquela estória. Mas, confesso, que fiquei com uma inveja branca da vida que ela viveu. Não dá pra largar tudo e correr 1 ano pelo mundo atrás de "não sei o quê". Ou atrás de si mesma, que foi o caso da Liz. Uma parte de mim, foi com ela. A outra teve que ficar pra "cuidar" da vida normal que vivo sempre. Não sei se, se eu pudesse, eu iria para os mesmos lugares que ela. Talvez. Também, nem sei se teria coragem de fazer o que ela fez. O meu "pé-no chão" me impediria de fazer essa loucura. Largar tudo?? Sair sem lenço, nem documento??? Deveria ter feito isso quando mais nova. Mas, mesmo nova, a fase das inconseqüências, não teria coragem de fazer. Nasci assim: extremamente preocupada com as conseqüências dos meus atos. E, se por acaso, por acaso, eu pensasse em fazer qualquer "besteira", logo teria alguém pra me lembrar das tais conseqüências. E assim, ficou eu. Metade de mim, iria viver um três meses na praia. Ééee...na praia. rs...E ficar de bobeira. Sem pensar e se preocupar com nada. Depois, iria para uma cidade bem agitada. Cheia de gente. Com animação dia e noite. Até me cansar. hahaha. Depois, não sei para onde iria. Mas, eu queria viver os extremos: da calmaria à agitação. Viver tudo o que se pode viver. Depois, voltaria para o mundo normal. rs Acho que toda mulher deveria ler esse livro, pelo menos para se imaginar fazendo o que a Liz fez. A imaginação é algo tão valioso para o ser humano, pois faz com que possamos ser e fazer tudo que não teríamos coragem de ser e fazer. Acho que se um homem lesse, não entenderia certas coisas, então não recomendo para eles. Imagino até o diálogo:
-Amor, queria viajar. Preciso me encontrar.
-Como assim???? Se encontrar???? mas, vc. não está aí??? (ele diria, te achando louca)
-É, eu estou aqui e também não estou. (obs: nem tente explicar isso pra ele)
-Amor, vc. está estressada!! tem que descansar. (ele já está preocupado)
-EU NÃO ESTOU ESTRESSADA...(e começa a chorar).
-!!!!!
-Eu só estou confusa.
-(óooooo...- ele não diz isso) Se acalme, meu bem! (ele diz isso!)
-Melhor me deitar (issooooo...vc. está de TPM! até eu sei! kkk)
Leia o livro e viaje com a Liz, é melhor! rs

Nenhum comentário: