quinta-feira, dezembro 09, 2010

Formigas e Cigarras

Tanto tempo sem escrever aqui. Sim, tenho uma desculpa. Trabalho demais! Mesmo depois de ter mudado de setor (o qual eu achava que trabalhava muito), vejo que neste meu novo setor (estou desde Agosto) estou trabalhando mto mais. Cheguei à conclusão que deve ser sina, ou até mesmo uma atração por mto trabalho. É. Sem convencimento algum ou qualquer outra pretensão, acho que em qualquer setor, em qualquer lugar, em qualquer emprego do mundo, eu teria e faria muito. Sou daqueles tipos de pessoa que se não tem algo pra fazer, caça. Pelo menos, no meu lado profissional, pq. no pessoal, sou meio largada. Só Freud explica! Apesar que as explicações que Freud dá são na maioria ligadas pelo lado sexual do ser humano. E eu sinceramente, não vejo nenhuma ligação desse meu caso com o que Freud podia explicar. Então, Jung explica. rs Voltando ao meu assunto de workaholic, tenho sérios problemas com isso. Não sei se é bom, nem sei se é vantajoso. A não ser se eu ganhasse por horas trabalhadas ou por trabalho feito. Qto mais coisas fizesse, mais dinheiro ganharia. Na verdade, acho que o mundo capitalista iria acabar. Aquela história de que o patrão ganharia em cima do que os funcionários fizessem, iria por água à baixo. O melhor seria que todos ganhassem em cima do que fizesse. Ganharia pelo tanto que trabalhassem. Em uma fábrica, se o funcionário X fizesse 100 sapatos e o outro fizesse 50, o primeiro ganharia mais que o segundo. Óbvio! Porém, não é isso que vemos. O que vejo é uns que se matam de tanto trabalhar e outros que vivem o trabalho como se fosse um parque de diversão. E todos ganham o mesmo tanto...ou aqueles que nada fazem ganham mais.
Depois que o mundo virou capitalista, mercantilista, ficou essa b...
Mas, fazer o quê? O mundo é assim mesmo, existem as formigas e as cigarras.
E eu não sei porquê escolhi ser a formiga. Podia ter escolhido ser mto bem uma cigarrinha cantante, alegre e saltitante por aí. rs Podia ter escolhido ser uma burguesinha da música do Seu Jorge. Mas, nãoooo....Escolhi querer mudar o mundo pelo meu trabalho. Pequena parcela de contribuição para esse mundo sem regras. Aff..
Talvez, no fundo, as pessoas que tanto querem fazer as coisas bem feitas acreditam que somente elas podem dar jeito nas coisas e aí, começam arrumando o seu ambiente de trabalho. Ou então, é que o "seu próprio mundo" já está meio bagunçado e precisam dar um jeito em algo, então resolvem ajeitar o seu mundo profissional.
Não sei ainda em qual me encaixo. Nem se estou certa ou errada em querer trabalhar muito.
E enquanto nem Freud, nem Jung explicam, vou trabalhando que nem uma formiguinha.

Um comentário:

pequenomundodecor disse...

Amiga, quanto tempo sem vim aqui, mas olha é sempre bom voltar aqui, e saber de vc! Talvez a única maneira né, já que estamos longe e como vc mesma disse vc trabalha muito e eu ando pro interior do interior do MT e vou ser mãe meus dias serão loucos daqui mto em breve também...rs... Reativei um blog antigo meu, é uma forma de descarregar minha divagações , anceios e afins... tem funcionado tô melhor assim, ficarei melhor se puder contar com seu expert conhecimento em Blog afinal o seu já fez vários aniversários? E no mais como vai a vida? Espero que bem, um excelente ano viu... perdoa essa sumida aqui tá? qdo puder me mande um -email carta é sempre bom falar contigo! Saudades! Feliz 2011.